segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

Quilombolas no V Fórum Social Pan Amazônico - Santarém - Pará - Brasil

Durante os dias 25 a 29 de novembro as comunidades quilombolas do Pará estiveram em itensa atividade por conta da realização do V Fórum Social Pan Amazônico (V FSPA) que ocorreu em Santarém - Pará - Brasil neste período. Estiveram presentes 126 quilombolas oriundos dos municííos de Acará, Baião, Abaetetuba, Oeiras do Pará, Moju, Alenquer, Oriximiná e Santarém.
No dia de abertura todos e todas os (a) quilombolas saíram em contejo, dando gritos de "ordem e desordem" animados pela fanfarra da escola municipal Afro Amazonida do quilombo de Murumuru que abrilhantou todo o cortejo. No palco de abertura tiveram presença garantida Cleide Vasconcelos, do quilombo de Arapemã, as Pretinhas de Angola do quilombo Pérola do Maicá e o grupo Angonal Capoeira que juntos apresentaram uma performace que sintetizava a cultura afroamazônida.
Entre as atividades que foram realizadas a FOQS em parceria com a MALUNGU realizou o IV Semínário de Regularização Fundiária que ocorreu na escola Diocesana São Francisco e que teve como objetivo discutir a questão fundiária dos quilombolas no estado do Pará. Após este seminário ainda foi realizado um outro com o tema Educação Quilombola onde foram apresentadas algumas questões a respeito da educação diferenciada para as comunidades quilombolas, assim como políticas e outros encaminhamentos para efetivação da uma educação qualitativa para essas comunidades. No segundo turno ainda foi realizado um seminário de Cultura das Comunidades Quilombolas onde através de uma roda de conversa foram postas questões como a importância da cultura como resgate e valorização da identidade quilombola.
Durante as noites dos dias 25 a 27 apresentaram-se cinco expressões culturais das comunidades quilombolas: Pássaro taxã, do quilombo Bom Jardim; Dança do Açaí, do quilombo de Murumurutuba; Pretinhas de Angola, do quilombo Arapemã; Pretinhas de Angola, do quilombo Pérola do Maicá e a cantora Cleide Vasconcelos, do quilombo de Arapemã.
No dia 28 e 29 os quilombolas estiveram presentes nas atividades distribuídas nos quatro eixos temáticos do V FSPA garantindo a voz das conunidades quilombolas no território Pan Amazônico.
A experiência do V FSPA foi única para todos os quilombolas que participaram do evento, ficaram marcados sentimentos de luta e conquista, de que "foi ouvido o clamor que soava no deserto". Axé a todos e todas e que no VI FSPA possamos estar juntos lutando para que um outro mundo seja possível.

Nenhum comentário:

Postar um comentário