segunda-feira, 27 de dezembro de 2010

FOQS participa da reunião do Comitê Internacional do Fórum Social Pan Amazônico e da avaliação de sua V edição realizada nos dias 25 - 29 de novembro de 2010

A Federação das Organizações Quilombolas de Santarém - FOQS esteve presente na reunião do Comitê Internacial do Fórum Social Pan Amazônico (FSPA), através de seu representante Aldo Luciano Lima. A reunião ocorreu no Amazônia Boulevard Apart Hotel com o objetivo de avaliar a realização do V FSPA que foi realizado em Santarém no período de 25 a 29 de novembro de 2010. Na avaliação geral das entidades membros presentes este FSPA foi um dos melhores senão o melhor em organização e infra estrutura. Entre outros pontos apresentados parabenizou-se pela eficiência ambiental, pela metodologia utilizada, pela comunicação partilhada, pela cultura local valorizada assim como pelo desempenho do Grupo de articulação de belém e do Grupo de Facilitação de Santarém que fez o V FSPA acontecer. Foram também sinalizadas os possíveis locais de realização do VI FSPA que terá sua confirmação em janeiro de 2011.
A FOQS também esteve presente na avaliação do Grupo de Facilitação de Santarém que estiveram reunidos na comunidade Campo Novo, onde foram apresentados todos os pontos fortes do V FSPA, suas dificuldades e desafios. De forma geral foi identificado que o movimento social de Santarém e do Oeste do Pará nunca havia se articulado com tamanha força e que o V FSPA serviu para esse fortalecimento. Ficou o desejo de que não se perca essa articulação e definido que será constituída uma equipe para viabilizar a participação dos que fizeram parte do Grupo de Facilitação de Santarém para participarem do Fórum Social Mundial em Dakar - Senegal - África em fevereiro de 2011.
Ressaltamos aqui que os quilombolas do Pará e representante tiveram forte presença na organização do V FSPA, tivemos Alta (quilombola de Óbidos - AOMTBAM) trabalhando na parte finaceira; Irene Pinheiro (quilombola de Oriximiná - AOMTBAM) trabalhando na coordenação do credenciamento; Miriane Coelho (quilombola de Nova Vista do Ituqui - Santarém - FOQS) trabalhando na coordenação de credenciamento e Aldo Lima (representante da FOQS/MALUNGU - Santarém) trabalhando na coordenação da comunicação e cultura). Parabenizamos a participação de todas essas companheiras  e esse companheiro que conseguiram marcar a presença quilombola na organização do V FSPA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário