Com o título "Pássaro Taxã - memória viva do quilombo Bom Jardim" o projeto é premidado através do edital de microprojetos Mais Cultura para a Amazônia Legal. O edital é uma ação do Programa Mais Cultura, pioneira no país, que visa colaborar com a economia local e subsistência de pequenas iniciativas culturais em cerca de 800 municípios, por meio de formento e incentivo a artístas, grupos artísticos independentes e pequenos produtores culturais de cidades localizadas nos nove estados da Amazônia Legal - Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima, Tocantins, Mato Grosso e parte do Maranhão. Possuindo como apoiador a Fundação Nacional de Arte (FUNARTE) do Ministério da Cultura.
O Patrimônio cultural do Quilombo de Bom Jardim, assim como o patrimônio Afro Brasileiro, é o espelho de uma organização social que resistiu a imposição do catolicismo, à submissão Portuguesa, a demonização de suas culturas; a falta de amparo do Estado Brasileiro Republicano e o preconceito.
O Pássaro Taxã é uma tradição com mais de 40 anos de existência onde as relações sócio-ambientais dos quilombolas assim como suas práticas religiosas são demonstradas através de cânticos e encenações e onde também não só os elementos afro estão presentes, mas também os indígenas do passado.
Assim espera-se que o Pássaro Taxã seja fortalecido e imortalizado na cultura quilombola do município de Santarém.
Nenhum comentário:
Postar um comentário