segunda-feira, 3 de maio de 2021

VACINA CONTRA A COVID-19 CHEGARÁ AOS QUILOMBOS DE SANTARÉM - PARÁ

Amanhã incia-se a vacinação contra a COVID-19 nos territórios quilombolas de Santarém, no Pará. Serão destinadas 6.770 doses da Vacina Astrazeneca para os 12 territórios. No último 26 de abril a FOQS esteve reunida com a SEMSA - Secretaria Municipal de Saúde de Santarém, Conselho Municipal de Saúde, representação da Unidade Básica de Saúde do quilombo Tiningu, Terra de Direitos e outras instituições para definirem as estratégias e calendário da vacinação.


Conforme socializou Magno, da Malungu - Coordenação das Associações das Comunidades Remanescentes de Quilombos do Pará,

"Após lutas e lutas do Movimento Quilombola Nacional com a soma de esforços do movimento nos estados e municípios, que decidiu pela apresentação da Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental junto ao STF (APF 742), da CONAQ e outras organizações.  Aos poucos vamos sendo vacinad@s. (Com uma lentidão imensa). 

Feitas essas considerações, sigo dizendo que as vacinas chegaram aos municípios e chegarão em outros.  Não por vontade política de gestores e sim por lutas encampadas por todas e tod@s nós. 

Não deixar que determinadas pessoas assumam a paternidade das lutas da CONAQ, DA MALUNGU,  DAS ASSOCIAÇÕES DE CADA UMA DAS COMUNIDADES DO BAIXO TOCANTINS, DO MARAJÓ, DO BAIXO AMAZONAS, DE TODO O PARÁ E DE TODO O BRASIL. 

NÓS LUTAMOS, NÓS CONSEGUIMOS. SE NÃO FOSSE ASSIM, SERÍAMOS VACINADOS PROVAVELMENTE NO FIM DO ANO OU MAIS TARDE.

LEMBREM-SE! JÁ PERDEMOS 91 IRMÃOS QUILOMBOLAS SOMENTE NO PARÁ E TIVEMOS MILHARES DE INFECTADOS. MUITOS SEQUER PUDERAM TER A DIGNIDADE DE UMA SIMPLES CONSULTA MÉDICA."

Em Santarém, não foi muito diferente, já algum tempo vem-se tentando dialogar com a SEMSA sobre essa questão. Finalmente nesse último dia 26 de abril conseguiu-se dar os encaminhamentos necessários para viabilizar a vacinação contra a COVID-19 nos 12 territórios quilombolas de Santarém. As lideranças quilombolas estão esperançosas de que grande parte do território seja logo imunizado garantido segurança para as famílias quilombolas.


#QuilombolaVacinadoTerritórioImunizado

#VidasancestraisImportam

#CompartilheInformação

#CompartilheSaúde

 

 

Santarém, 03 de maio de 2021.

Por Aldo Luciano Corrêa de Lima[1]



[1] Antropólogo; Produtor Cultural; Coordenador de Formação da OFS Regional Norte 3 – Pará Oeste; Assessor de Projetos da FOQS e Coordenador do Ponto de Cultura Kizomba.


Nenhum comentário:

Postar um comentário