quinta-feira, 24 de novembro de 2022

AQUILOMBAR NA EDUCAÇÃO: IDENTIDADE E LUTA

 




AQUILOMBAR NA EDUCAÇÃO: IDENTIDADE E LUTA foi o tema escolhido pela Federação das Organizações Quilombolas de Santarém – FOQS e Secretaria Municipal de Educação e Desporte (SEMED) por meio da Divisão de Educação Escolar Quilombola (DEEQ) para ser discutido no encontro de consciência negra das escolas quilombolas do município. O encontro ocorreu no último dia 16, com a participação de discentes, docentes e corpo gestor de escolas quilombolas e da área urbana do município de Santarém, na sede do SINPROSAN (Sindicato dos Profissionais de Educação de Santarém).

O encontro foi marcado pelo compartilhamento de saberes de griôs e lideranças quilombolas, que tiveram a oportunidade de socializar a sua trajetória de luta por políticas públicas voltadas para a educação nos territórios quilombolas. As escolas quilombolas tiveram grande participação por meio da mostra cultural de culminância sobre a consciência negra realizada na quadra do SINPROSAN enquanto as manifestações culturais eram apresentadas no auditório, das quais tiveram destaque os grupos Pretinhas do Arapemã, Magia de Carimbó e a cantora Cleide Vasconcelos, do quilombo de Arapemã; o Grupo Pérola Negra, do quilombo Saracura; as Pretinhas de Angola, do quilombo São Raimundo; o Grupo Ogum ginga no quilombo, do quilombo Bom Jardim; a dança Jerusalema, do quilombo Murumuru e as histórias contadas por Joana Mota uma griota, do quilombo Tiningu.










A programação discutiu sobre a necessidade dos quilombos serem visibilizados e fortalecidos em suas lutas e de que o aquilombamento na educação é uma necessidade constante, uma vez que a população negra teve mais de 400 anos de retiradas de direitos, entre eles o da educação. Somente há um pouco mais de um século é que a população negra quilombola tem conseguido ser reconhecida como sujeito de direito.

Na ocasião estiveram presente o Vereador Biga Kalahare, PT; a Secretária de Educação, Maria José Maia da Silva e os responsáveis pela DEEQ, Leandro Laurindo e Márcio Guimarães, além de outros realizadores e parceiros do evento.








O evento fez a abertura da Semana de Consciência Negra dos quilombos de Santarém, fazendo parte de uma extensa programação que segue com a realização do Seminário sobre a Saúde da População Quilombola, a ser realizado no dia 18.11, no “Madeirão”, do Campus Tapajós, da UFOPA (Universidade Federal do Oeste do Pará) e nos dias 19 e 20 com a realização do XVII Encontro das Comunidades Negras de Santarém, no quilombo de Saracura.




Por Aldo Luciano Corrêa de Lima

Antropólogo e produtor cultural

Coordenador do Ponto de Cultura Kizomba

Nenhum comentário:

Postar um comentário