terça-feira, 28 de março de 2023

DUPLA DE PALHAÇAS "LAS CABAÇAS" SE APRESENTA EM QUILOMBOS DE SANTARÉM

 


Inicia nesta terça-feira, 28 de março, a circulação do espetáculo Semi-Breve em duas áreas que abrigam quilombos, em Santarém: na várzea e no planalto. “A ideia de circular pelas duas regiões é uma forma de democratizar o espetáculo cênico nos quilombos”, afirmou Aldo Luciano Corrêa de Lima, coordenador do Ponto de Cultura Kizomba, coletivo que articula as políticas públicas culturais dos territórios quilombolas de Santarém. “A ideia de circulação e a articulação do espetáculo nasceu de uma conversa entre a Federação das Organizações Quilombolas de Santarém (FOQS), Ponto de Cultura Kizomba e Marina Quinan, das Las Cabaças”, completou Aldo.  

Na Várzea - A primeira apresentação será no quilombo da comunidade de Nova Vista do Ituqui, no entorno de Santarém, às 9h. Nesta quarta-feira, 29 de março às 9h a dupla se apresenta no quilombo Saracura, também na área de várzea. Na quinta-feira, dia 30, às 9h a dupla levará o espetáculo Semi-Breve para a comunidade de Arapemã. Todas as apresentações são abertas ao público, contam com tradução em libras e são de graça.

O espetáculo é uma criação da dupla formada pelas atrizes Marina Quinan e Juliana Balsalobre, que estão circulando pela região Oeste do Pará. Já passaram pelas cidades de Monte Alegre e Alenquer, no início do mês de março.  





No planalto Santareno – Confira a agenda de apresentações nos quilombos localizados na área do planalto durante o mês de abril: no dia 19/4 a apresentação será no quilombo Bom Jardim, no dia 20/4, no quilombo Murumurutuba e no dia 21/4, a dupla se apresenta no quilombo Tiningu. As apresentações ocorrem nas escolas e/ou associações dos quilombos.

“Somando-se ao espetáculo também serão realizadas duas oficinas de teatro e educação que serão realizadas com os professores das escolas quilombolas de Saracura e Murumurutuba, o que torna o Semi-Breve uma ferramenta de democratização das artes cênicas e de sua utilização no espaço escolar”, comemorou Corrêa de Lima.





Sobre os Quilombos - Em Santarém há 13 quilombos e desses, seis foram escolhidos para a circulação do espetáculo Semi-Breve. Três estão localizados na área de várzea: Nova Vista do Ituqui, Saracura e Arapemã; e três estão na área do planalto santareno:  Bom Jardim, Murumurutuba e Tiningu. 

O quilombo Nova Vista do Ituqui, localizado no rio Ituqui, abriga 47 famílias. No quilombo Saracura vivem 170 famílias e no Arapemã, são 90 famílias. Para todos eles o acesso é somente de barco e estão distantes cerca de 2h de barco, do centro urbano da cidade de Santarém.

Sobre o espetáculo Semi-Breve: É composto por cinco esquetes de palhaçaria. O título faz uma brincadeira com a figura rítmica, pois quando as palhaças vão tocar uma música, surge uma pulga na partitura. A pulga é Elvis, já velha conhecida da dupla. Ela acaba atrapalhando, também quer fazer um grande show. Bifi e Quinan demonstram seus dotes, ou melhor, suas inaptidões. Quinan tenta fazer uma mágica e Bifi mostra do que é capaz e faz seu magistral “Salto no copo d'água”. Como nada dá muito certo as duas partem para uma disputa em "Os nomes dos Santos".

 


Todas as apresentações teatrais são abertas ao público e gratuitas, para tanto, o Projeto conta com o patrocínio da rede Atacadão, via Lei Federal de Incentivo do Ministério da Cultura. A realização é da Associação Cultural Namazônia, com sede em Belém.   

 

 

Assessoria de Imprensa – Las Cabaças

(93) 99156-9577

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário