sábado, 16 de outubro de 2021

FOQS INICIA QUALIFICAÇÃO DE JOVENS COMUNICADORES/AS QUILOMBOLAS

Mística de abertura do encontro. Ancestralidade, identidade e comunicação
Foto: Marluce Coelho (2021).

A FOQS – Federação das Organizações Quilombolas de Santarém juntamente com a ProEpi - Associação Brasileira de Profissionais de Epidemiologia de Campo iniciarão a qualificação de Jovens Comunicadores/as Quilombolas que abrangerão os quilombos dos municípios de Santarém e Prainha. O objetivo da proposta é que os/as jovens possam contribuir na viabilidade de novas ferramentas comunicacionais que contribuam para o monitoramento e sistematização dos dados relativos à COVID-19 nos territórios quilombolas. Ao total serão oito encontros formativos que qualificarão os/as jovens e os/as possibilitarão desenvolver novas capacidades comunicacionais utilizando equipamentos como o celular, por exemplo.

Jovens Comunicadores/as Quilombolas, novos sonhos
Foto: Aldo Lima (2021)


Simultaneamente às formações promovidas pela ProEpi, alguns momentos serão realizados pela FOQS para que haja uma formação integral no âmbito étnicorracial dos/as jovens. Nesse primeiro encontro, ocorrido neste último dia 15, o antropólogo Aldo Lima e coordenador do Ponto de Cultura Kizomba dinamizou a temática sobre ancestralidade, identidade e comunicação. Também o presidente da FOQS, Mário Pantoja e a secretária e vice-coordenadora do Grupo de Mulheres Quilombolas Na Raça e Na Cor, Miriane Coelho, apresentaram brevemente sobre a história e organização da FOQS. Em seguida a coordenadora do Projeto Omulu – Terra de Quilombo, Marluce Coelho apresentou os objetivos e atividades da parceria com a ProEpi e direcionou o cadastramento da plataforma digital da ProEpi. O projeto contará com a participação de 09 jovens e 03 tutores.

Miriane Coelho apresentando a organização da FOQS
Foto: Aldo Lima (2021)

Mário Pantoja apresentando a história da FOQS
Foto: Aldo Lima (2021)


Foi um bonito encontro cheio de muita autoafirmação e autoconhecimento étnico. A primeira formação com a ProEpi inicia neste dia 26 de outubro de forma virtual. A FOQS e o Projeto Omulu estão muito felizes com essa nova parceria e animados para que os/as jovens possam inserir-se e abraçar os processos comunicacionais fortalecendo, assim, cada vez mais o movimento quilombola de Santarém e possibilitando criar o panorama da COVID-19 nos territórios quilombolas.

Aldo Lima dinamizando a temática sobre ancestralidade, identidade e comunicação.
Foto: Marluce Coelho (2021)

 

Marluce Coelho, coordenadora do Projeto Omulu, apresentando os objetivos e atividades da parceria junto à ProEpi
Foto: Aldo Lima (2021)



Por Aldo Luciano Corrêa de Lima

Coordenador do Ponto de Cultura Kizomba

 

#foqs

#omuluterradequilombo

#cuidandodevidasancestrais

#proepi


Nenhum comentário:

Postar um comentário