No dia 17 de setembro de 2020, ocorreu no auditório do Centro de Formação Santa Isabel da Hungria, da Ordem Franciscana Secular (OFS), em Santarém,/Pará uma oficina para formação para Agentes Culturais Jovens. A oficina contou com a participação da juventude quilombola do município de Santarém. O objetivo da formação é que os jovens possam se tornar articuladores, mobilizadores, agentes culturais em seu quilombo.
Além dessa atribuição, os jovens farão parte da equipe de cadastramento de fazedores e fazedoras de cultura, coletivos e espaços culturais quilombolas para acesso ao auxílio emergencial disponibilizado pela Lei Adir Blanc.
A oficina contou com a assessoria do antropólogo Aldo Lima, que também é articulador do Ponto de Cultura Kizomba, onde fez a memória das manifestações culturais quilombolas desde 2007. Na ocasião a representante da FOQS (Federação das Organizações Quilombolas de Santarém) no Conselho Municipal de Políticas Culturais, Marluce Coelho, explanou sobre a Lei Aldir Blanc e as modalidades de acesso.
Espera-se que com essa equipe de agentes culturais jovens a cultura quilombola de Santarém ganhe um novo vigor.
Nenhum comentário:
Postar um comentário