Não é de hoje que a Custódia São Bendito da Amazônia, da Ordem dos Frades Menores, é parceira dos quilombos de Santarém. Por volta dos anos 1990 Frei Alex Assunção, OFM e Frei Amarildo Mascarenhas já acompanhavam alguns quilombos em serviços litúrgicos e pastorais. Frei Alex Assunção ajudou na articulação das associações quilombolas aqui no município e em Monte Alegre, através do Serviço Afro Amazônida de Solidariedade - SARA e com a criação da Federação das Organizações Quilombolas de Santarém - FOQS o SARA deu lugar e protagonismo à nova organização.
Com a transferência dos freis para outros serviços em outros lugares a parceria só veio a ser retomada com o projeto Omulu - Terra de Quilombo, que tem como objetivo efetivar ações de prevenção e combate à COVID-19 nos territórios quilombolas de Santarém. A Custódia é a entidade parceria recebedora do recurso oriundo do Fundo Casa Socioambiental e recebedoras dos recursos oriundos da Campanha Omulu - Terra de Quilombo mobilizada pela Ordem Franciscana Secular (OFS).
Nesse tempo de pandemia uma reunião virtual foi realizada com o custódio Frei Edilson Rocha, OFM e com o ecônomo Frei Romulo Canto, OFM onde foi possível dar encaminhamentos às ações do projeto. Frei Romulo Canto, OFM esteve presente na entrega das cestas de alimentos, kits de higiene e limpeza e placas de restrição aos quilombos da região da várzea.
Foi uma experiência muito gratificante. Agradecemos à Custódia São Benedito da Amazônia por todo esforço e parceria nesse projeto. Esperamos fortalecer os laços e caminharmos mais juntos. ADÚPÉ! (nós agradecemos).
Nenhum comentário:
Postar um comentário